Entenda a importância e como funciona a limpeza e desinfecção de aeronaves
A limpeza e desinfecção de aeronaves é fundamental para a segurança do voo e de todas as pessoas a bordo. Confira como o processo é realizado!
05 Mai 2022 - 17:04 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 7 minutos de leitura.
Um dos processos fundamentais para garantir uma experiência satisfatória durante o voo é a limpeza e desinfecção de aeronaves.
Esse serviço já envolvia uma rotina de excelência, mas ganhou uma relevância ainda maior com a pandemia de Covid-19, que ressaltou a importância da sanitização dos ambientes.
Como funciona a rotina de limpeza das aeronaves?
A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que a higienização das aeronaves ocorra em todas as paradas, seja em trânsito ou em turnos mais longos.
Esse cuidado visa garantir um ambiente limpo, organizado e seguro para todos os clientes a bordo e pessoas que utilizam o equipamento. Cada companhia tem diferentes tipos de higienização, com protocolos específicos de acordo com a frequência e período disponibilizado para a limpeza.
No caso das paradas mais rápidas, em trânsito, a limpeza tem como principal objetivo mitigar riscos de transmissão de doenças. Para isso, uma equipe realiza um trabalho ágil - que pode durar de 10 a 15 minutos - de desinfecção nas áreas que são mais tocadas - como maçanetas, compartimentos de bagagem, saídas de ar condicionado, mesa, poltronas, encostos e janelas - e superfícies de área críticas, como banheiros.
Quando a aeronave permanece parada por um período de tempo maior, em um pernoite, por exemplo, uma limpeza mais completa deve ser realizada. Além do que já é feito na rotina de desinfecção em trânsito, o trabalho ganha uma abrangência maior, com a limpeza criteriosa da área interna e externa.
Essa tarefa pode durar até 8 horas, dependendo da frequência de higienização adotada pela companhia aérea e tamanho da aeronave. De forma geral, recomenda-se realizar esse tipo de limpeza completa a cada 45 dias, mas cada companhia segue critérios próprios para essa frequência que ganhou intervalos de tempo menores em função da pandemia.
Entenda como é realizada a limpeza interna dos aviões
Como estão em contato constante com sapatos e bagagem, os tapetes e carpetes são um dos pontos mais críticos em relação à sujeira interna no avião.
Mas, diferente de como é feito em uma residência comum, o chão não pode ser simplesmente varrido, para evitar a suspensão das partículas que podem afetar o sistema de climatização. Então, as equipes de limpeza utilizam aspiradores com filtros de alta eficiência para remover a sujeira dessas superfícies, além de lavá-los com um produto especial.
Já as partes de couro e estofados exigem um procedimento mais cauteloso em função da delicadeza do material. Na limpeza profunda, também são aspirados e esfregados com produtos específicos aplicados em panos úmidos. Na sequência, panos secos retiram o excesso e criam uma película protetora, um processo repetido em outras superfícies, como mesas, janelas e paredes.
Nas paradas de trânsito, as empresas passaram a adotar a pulverização interna para tornar o processo de desinfecção mais eficiente, já que a nebulização atinge áreas onde a equipe não conseguiria alcançar em um processo manual, com pano e frasco borrifador, por exemplo.
Outro processo que exige cuidado na limpeza interna é o zelo na higienização do cockpit e da galley. Pela sensibilidade dos equipamentos, as equipes são treinadas para higienizar as superfícies de forma a não danificar os componentes de valor elevado e que devem se manter em perfeito estado para a segurança do voo.
Parte externa também exige limpeza criteriosa
Muitas pessoas não imaginam, mas a limpeza externa da aeronave também é muito importante para a segurança do voo. Isso porque ter uma superfície limpa impacta em um menor atrito com o ar, o que resulta em economia de combustível e maior percepção de segurança para os passageiros.
A higienização pode ser feita a seco ou com lavagem com água, com o cuidado de evitar corrosão e acúmulo de líquido em partes de difícil acesso. Os produtos químicos devem ser específicos para esse tipo de equipamento e podem ser utilizados em escovas, esponjas e panos suaves.
Muitas empresas investem também em um enceramento técnico com polimento de superfícies cromadas, fundamental para criar uma barreira de proteção. É fundamental que todos os materiais envolvidos no processo respeitem os protocolos de manutenção estética, para que a pintura não seja danificada.
Limpeza e desinfecção de aeronaves exige equipe altamente capacitada
Já deu para perceber que a limpeza e desinfecção de aeronaves é um processo de suma importância para a segurança do voo e de todas as pessoas a bordo. Com a pandemia da covid-19, esse cuidado é checado por agentes de vigilância sanitária a fim de garantir que as companhias aéreas sigam as recomendações dos órgãos responsáveis.
Para isso, investir em uma equipe capacitada para o trabalho é primordial! Até porque a higienização também é um fator de manutenção da aeronave, por isso deve-se utilizar produtos específicos para a aviação executiva e comercial a fim de não prejudicar a complexa estrutura dos equipamentos.
Os colaboradores envolvidos na tarefa precisam evitar atitudes que aumentem o risco de inflamação ou exposição tóxica. Para isso, devem seguir todas as normas da Anvisa e utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs).
Conheça a Security Sata
Empresa especializada em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo, a Security Sata atende todo o mercado brasileiro com soluções de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves e capacitação de agentes de proteção.
O serviço de limpeza de aeronaves da Security Sata é realizado por profissionais especializados no mercado da aviação civil. Nossa equipe cuida de toda a higienização e limpeza do interior de aeronaves entre voos, garantindo maior comodidade e segurança para passageiros e usuários.
Entre em contato para saber mais sobre o serviço de limpeza e desinfecção de aeronaves.
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados
Geral
24 Ago 2023
O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto
Aeroportos
02 Ago 2023
Competências e atribuições dos órgãos atuantes no aeroporto