Aviação

Novas tecnologias para desinfecção de aeronaves

Confira no artigo como as empresas do setor de aviação civil estão investindo em tecnologias para otimizar os processos de desinfecção de aeronaves.

21 Jan 2022 - 12:17 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 4 minutos de leitura.

Com o início da pandemia do covid-19 e o alto risco de contágio pela doença, as empresas especializadas em serviços do transporte aéreo precisaram investir em processos de limpeza e desinfecção de aeronaves ainda mais eficientes.

Afinal, em tempos em que viajar de avião se tornou motivo de preocupação para muitas pessoas, as mudanças puderam ampliar a segurança sanitária a bordo dos aviões comerciais e trazer mais confiança para os passageiros.

Confira no artigo as novas tecnologias para desinfecção de aeronaves.

A desinfecção de aeronaves 

Inicialmente, os processos de limpeza das aeronaves eram realizados com desinfetantes pulverizados nas cabines dos passageiros. Mas com o avanço nos estudos sobre o tema, as companhias passaram a utilizar o processo de nebulização, considerado mais eficiente.

Aliado ao investimento em novas tecnologias e processos, as organizações também alteraram protocolos para garantir uma higienização mais cuidadosa e eficaz.

Agora, as companhias utilizam nebulizadores e novos produtos de desinfecção com altos índices de eficiência, similares aos utilizados em sistemas hospitalares.

Afinal, com a retomada das operações aéreas e o aumento dos voos comerciais, o foco do setor é reconquistar a confiança do público e mostrar que viajar de avião é seguro.

Responsáveis pela limpeza das aeronaves em 80% dos voos realizados em território nacional, as empresas de serviços auxiliares do transporte aéreo seguem todos os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E a cada pouso, uma equipe capacitada realiza a higienização da aeronave em todas as áreas nas quais passageiros e tripulação têm contato durante o voo, aplicando sanitizantes em pontos de grande contato, como poltronas, encostos, mesinhas, maçanetas, janelas e tampas de bagageiros, além da limpeza em banheiros e galleys.

Já o ar que circula dentro da cabine do avião durante os voos é filtrado por dispositivos similares aos utilizados em centros cirúrgicos.

Os desafios do setor

Além de garantir processos de limpeza mais eficientes e transmitir maior segurança aos clientes, o setor enfrenta outros desafios, como a conscientização de passageiros, tripulantes e funcionários em relação à higiene básica.

Hábitos como lavar as mãos com frequência, evitar sair de casa com sintomas de covid e utilizar a máscara de proteção devem ser estimulados nos ambientes aeroportuários.

Apesar dos desafios, todas estas mudanças realizadas pelo setor otimizaram os processos de limpeza nas aeronaves, tornando a higienização e a desinfecção mais eficazes, e serviram de alerta para o público quanto às novas orientações de segurança durante o desembarque.

Conheça a Security Sata 

Empresa especializada em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo, a Security Sata atende todo o mercado brasileiro com soluções de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves e capacitação de agentes de proteção.

O serviço de limpeza de aeronaves da Security Sata é realizado por profissionais especializados no mercado da aviação civil.

Nossa equipe cuida de toda a higienização e limpeza do interior de aeronaves entre voos, garantindo maior comodidade e segurança para passageiros e usuários.

Quer saber mais sobre as soluções da Security Sata?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços para o setor aeroportuário. 
 

Tags:

Aeronaves

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.