Geral

O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto

Confira no artigo o conceito de lado terra e lado ar, áreas que compõem a infraestrutura dos aeroportos.

24 Ago 2023 - 16:11 - Atualizado há 8 meses

Aprox. 5 minutos de leitura.

Por trás das centenas de voos diários, os aeroportos apresentam uma estrutura complexa e diversas operações que garantem o bom andamento dos processos. O lado terra e o lado ar, por exemplo, fazem parte da estrutura dos aeroportos e são essenciais para garantir a segurança dos passageiros e da equipe.

No artigo de hoje, você vai entender mais sobre estes conceitos que compõem a infraestrutura aeroportuária.

Continue acompanhando para saber mais! 

Lado terra e lado ar 

De modo geral, os aeroportos são divididos em duas zonas principais: o lado terra e o lado ar.

  • Lado terra

O lado terra é a “área comum” do aeroporto, onde todas as pessoas podem circular livremente. Esta zona de uso público é representada pelas áreas que não possuem acesso controlado.

As áreas que compõem o lado terra são: estacionamentos; praça de táxis; vias de acesso; meio-fio de embarque; saguão de embarque; áreas de check-in; e áreas de lojas e quiosques no saguão do Terminal de Passageiros (TPS).

  • Lado ar 

O lado ar de um aeroporto é uma zona de acesso limitado apenas a pessoas autorizadas. Esta região é toda a área destinada à movimentação das aeronaves e só pode ser acessada por tripulantes, passageiros com bilhete de embarque válido e trabalhadores do aeroporto.  

Áreas como pistas de pouso e decolagem, pistas de táxi, pátio de aeronaves e terrenos e edificações adjacentes fazem parte do lado ar.

É importante ressaltar que somente pessoas que passaram por inspeção de segurança podem acessar o lado ar dos aeroportos.

Entre o lado terra e o lado ar, existe uma barreira física chamada de cerca operacional. Esta estrutura é importante para evitar a entrada de animais ou pessoas que possam colocar em risco a segurança das aeronaves, dos passageiros e das instalações aeroportuárias.

No terminal, a divisão entre o lado ar e o lado terra é feita pela Segurança. Dessa forma, o lado terra corresponde à área entre a entrada do aeroporto e a segurança, enquanto o lado ar é formado pela área entre a segurança e as portas de embarque e desembarque.

Como já mostramos, qualquer pessoa pode circular pelo lado terra, mas apenas passageiros e pessoas autorizadas podem circular pelo lado ar.

Outros elementos da infraestrutura aeroportuária

Outros elementos também fazem parte da infraestrutura aeroportuária, como:

  • cerca patrimonial (que delimita a área do aeródromo);
  • Área de Segurança Aeroportuária - ASA (uma área circular com um raio de 20 km, definida a partir do centro da pista, monitorada para evitar a presença de aspectos que prejudiquem ou limitem as operações, como edificações, atrativos ou animais);
  • torre de controle (auxilia nas decolagens e pousos, na movimentação de aeronaves no pátio e no controle de aproximação das aeronaves).

Gostou de conhecer mais sobre a estrutura de um aeroporto?

No blog da Security SATA, você confere diversas outras curiosidades sobre o universo da aviação civil.

Clique aqui para acessar nosso blog e conferir todos os conteúdos publicados.

Acompanhe também a Security SATA nas redes sociais e não perca nenhuma novidade:

Instagram 
LinkedIn
Facebook

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.