Aeroportos

Os aeroportos brasileiros mais movimentados

Acompanhe no artigo um levantamento dos dez aeroportos brasileiros mais movimentados no país.

13 Set 2023 - 16:01 - Atualizado há 5 meses

Aprox. 12 minutos de leitura.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, os aeroportos devem ser muito bem estruturados para atender a toda a demanda diária. Mas você já se perguntou quais são os aeroportos mais movimentados do Brasil?

Segundo o anuário do transporte aéreo de 2022, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), durante 2022, foram realizados cerca de 830 mil voos no país, totalizando 98 milhões de passageiros transportados, somando os setores doméstico e internacional.  

Com uma demanda tão alta, é fundamental contar com aeroportos bem equipados, seguros e com a infraestrutura completa.

No artigo de hoje, você vai descobrir quais são os aeroportos com os maiores fluxos de pessoas do país. Continue a leitura para saber mais!

Os aeroportos brasileiros mais movimentados

Conforme a definição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aeroporto é todo aeródromo público, equipado com instalações e facilidades para o apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Já o aeródromo é a área definida sobre a terra ou água, destinada à chegada, partida e movimentação de aeronaves.

E quando o assunto é aeroporto, o Brasil se destaca no cenário mundial, pois é o segundo país com o maior número de aeroportos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.  

Confira a seguir um levantamento dos aeroportos mais movimentados do Brasil, realizado pelo portal Passagens Promo.  

1. Aeroporto Internacional de Guarulhos - São Paulo

O aeroporto de Guarulhos é o maior do Brasil e de toda a América do Sul, a estrutura possui 14 quilômetros quadrados e sistema viário próprio.  

Localizado na cidade de Guarulhos, próxima à capital paulista, o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi construído em uma área estratégica, que oferece fácil acesso aos passageiros. Além disso, algumas companhias aéreas costumam oferecer transporte para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

Também conhecido como Aeroporto de Cumbica, o local é um dos principais hubs da América Latina, e concentra voos nacionais e internacionais de mais de 40 companhias aéreas, para 100 destinos diferentes.

O aeroporto mais movimentado do Brasil reúne, além das áreas de embarque e desembarque, espaços destinados à gastronomia, compras e entretenimento.

Entre janeiro e fevereiro de 2023, o Aeroporto de Guarulhos registrou o embarque de 3.154.482 passageiros (somando voos domésticos e internacionais), segundo dados do Portal Aviação Brasil.

2. Aeroporto de Congonhas - São Paulo

Localizado na cidade de São Paulo, o Aeroporto de Congonhas foi fundado em 1936 e ocupa a segunda posição na lista de maiores aeroportos do Brasil, recebendo cerca de 60 mil passageiros por ano e atendendo quatro companhias aéreas, que realizam mais de 580 voos diários.

Por ficar na zona sul da cidade, o aeroporto possui uma ótima localização e fácil acesso para os passageiros que vão embarcar ou desembarcar.

Apesar de ser um aeroporto bastante movimentado, o Congonhas recebe apenas voos domésticos, com origem em várias regiões do país.  

Entre janeiro e fevereiro de 2023, o Aeroporto de Congonhas contabilizou o embarque de 1.622.041 passageiros (fonte: Portal Aviação Brasil).

3. Aeroporto de Brasília - Distrito Federal

O Aeroporto de Brasília, localizado no Distrito Federal, recebe em torno de 400 voos diários, resultando em quase 150 mil viagens por ano.

Este aeroporto é considerado o terceiro maior do país em termos de movimentação de passageiros. Afinal, todos os dias, transitam pelo local cerca de 46 mil pessoas.  

O Aeroporto de Brasília conta com dois terminais independentes, normalmente usados para realizar conexões entre voos, além de possuir o terminal com a maior capacidade de pista do país.

Nos dois primeiros meses de 2023, este aeroporto registrou o embarque de 1.175.416 passageiros (fonte: Portal Aviação Brasil).

4. Aeroporto do Galeão - Rio de Janeiro

Fundado em 1924, na Ilha do Governador, próximo à região central da cidade do Rio de Janeiro, o Aeroporto do Galeão ocupa a quarta posição na lista de maiores aeroportos do Brasil.

Conhecido oficialmente como Aeroporto Tom Jobim, o Galeão é dividido em dois terminais e possui uma pista de pouso e decolagem com cerca de quatro mil metro.

Já a estrutura do aeroporto está instalada em uma área de 280 mil metros quadrados.

Com uma infraestrutura completa, o Galeão conta com 213 balcões de check-in e atende 23 companhias aéreas, totalizando seis voos domésticos e 17 internacionais. Além de sua estrutura, o aeroporto se destaca também pelo transporte de cargas.

5. Aeroporto de Confins - Belo Horizonte

O Aeroporto de Confins está localizado em Belo Horizonte e foi inaugurado em 1984. Considerado um dos aeroportos mais modernos do país, o Cofins possui uma ampla operação, que conta com voos para mais de 40 destinos nacionais e cinco internacionais.

Registrando uma grande movimentação de passageiros o ano todo, o Aeroporto de Confins recebe cerca de cinco milhões de passageiros anualmente.

6. Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas

Localizado em Campinas, no interior paulista, o Aeroporto Internacional de Viracopos está entre os dez maiores aeroportos do Brasil, além de ser considerado o segundo principal terminal aéreo de cargas do país.

Funcionando como um hub da Azul Linhas Aéreas e o principal hub de carga aérea da Latam, este aeroporto é um dos centros de tráfego aéreo do país e apresenta uma área de 81 mil metros quadrados.

7. Aeroporto de Santos Dumont - Rio de Janeiro 

O Aeroporto de Santos Dumont, localizado próximo à Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, é considerado o segundo aeroporto mais movimentado do estado e o sétimo mais movimentado do Brasil.

Este aeroporto representa um importante centro de embarque e desembarque do estado do Rio de Janeiro e possui capacidade para receber nove milhões de passageiros por ano.

8. Aeroporto de Recife - Recife

Considerado o principal aeroporto do estado de Pernambuco, o Aeroporto Gilberto Freyre possui capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano.

Também chamado de complexo dos Guararapes, este aeroporto tem capacidade para receber voos nacionais e internacionais, abriga um pátio de 21 posições de aeronaves e uma pista com três mil metros de extensão, além de ser o maior das regiões norte e nordeste do país, em termos de capacidade anual.

9. Aeroporto de Porto Alegre - Porto Alegre

O Aeroporto de Porto Alegre é o maior e mais movimentado do Rio Grande do Sul e ocupa a nona posição na lista de aeroportos mais movimentados do país.

Instalado em um complexo com o total de 850 mil metros quadrados, o aeroporto possui um sistema de acesso viário próprio, além de estrutura divida em terminal de passageiros e prédio administrativo.

10. Aeroporto de Salvador - Salvador

O Aeroporto de Salvador ocupa a décima posição na lista de aeroportos mais movimentados do país, com um tráfego diário de 25 mil passageiros. Na alta temporada, este número pode chegar a 35 mil pessoas.

Este aeroporto possui uma área de sete milhões de metros quadrados, além de infraestrutura aeroportuária completa, um terminal de passageiros com capacidade para receber 11 milhões de pessoas por ano e um amplo pátio capaz de acomodar 26 aeronaves de forma simultânea.  

Gostou de conhecer os aeroportos mais movimentados do Brasil?

No blog da Security SATA, você confere diversos outros conteúdos sobre aviação civil, como tendências, curiosidades, notícias e muito mais!

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo! 

A presença da Security SATA nos aeroportos brasileiros 

A Security SATA é especializada em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo e atende os principais aeroportos do Brasil, oferecendo um amplo portfólio de serviços.

Nossa equipe de profissionais é capacitada para atender às demandas das maiores operações aeroportuárias do país, com qualidade, agilidade e segurança.

A excelência da Security SATA está presente nos Aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Confins, Galeão, Santos Dumont, Brasília, Porto Alegre e muitos outros!  

Nosso portfólio de serviços conta com diversas soluções para aeroportos e companhias aéreas, como:

  • Controle de áreas restritas: canais de inspeções via raio-X e controle de acesso nos espaços de aeroportos.
  • Inspeção de bagagem despachada: inspeções das bagagens dos passageiros por meio de equipamento de raio-x.
  • Patrulha móvel da área operacional: fiscalização do pátio e de empresas terceiras que utilizam as dependências dos aeroportos.
  • Terceirização de CCO: operações de CCO com pessoal altamente treinado e capacitado para lidar com situações de crise.
  • Operações de BHS (Baggage handling system): fornecimento de equipamentos e equipes especializadas nas operações de BHS para os aeroportos brasileiros já com soluções para a DAVSEC n° 04-2021 Revisão A.

E muito mais!

Entre em contato com a equipe da Security SATA e encontre as soluções ideais para o seu aeroporto.

Para saber mais, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn e não perca nenhuma novidade da Security SATA!

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.